Fonte:Helen Oliveira/Portal RBT NEWS com informações do MPMT

Em 2023, Sorriso, localizada a 420km de Cuiabá, registrou um total de 36 mortes em acidentes de trânsito, o equivalente a três óbitos por mês. Esses dados alarmantes, somados aos 1.846 acidentes de trânsito ocorridos no ano anterior, dos quais 913 resultaram em vítimas, têm preocupado as autoridades locais e mobilizado o Ministério Público de Mato Grosso a cobrar medidas urgentes para reverter essa triste realidade.

É sabido que os acidentes de trânsito geralmente são causados por imprudência, negligência e imperícia dos condutores, falhas na organização viária, utilização indevida de rotatórias e a ausência de campanhas educativas sobre segurança no trânsito. Diante desse panorama desafiador, as 1ª e 3ª Promotorias de Justiça Cíveis de Sorriso instauraram um inquérito civil para adotar medidas legais visando a melhoria da organização viária e a redução do número de acidentes e mortes no trânsito.

Os promotores de Justiça Márcio Florestan Berestinas e Carina Sfredo Dalmolin determinaram a realização de uma audiência pública para debater com a sociedade e o poder público municipal sobre os problemas enfrentados no trânsito, a necessidade de medidas preventivas e a urgência em diminuir os índices de mortalidade nas vias. Entre as providências exigidas, está a solicitação de informações escritas ao Município, num prazo de 15 dias, sobre as medidas em estudo para reduzir acidentes e mortes no trânsito.

Além disso, os promotores recomendaram a elaboração de um plano municipal de educação para o trânsito, de forma intersetorial e com a contribuição de profissionais especializados na área, bem como a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte para colaborar na busca por soluções que promovam a melhoria da mobilidade urbana.

Essas medidas, se implementadas de forma eficaz, têm o potencial de transformar o cenário viário de Sorriso, tornando-o mais seguro e consciente para todos os seus cidadãos. O Ministério Público continuará acompanhando de perto o desenvolvimento dessas ações, garantindo que a segurança no trânsito seja uma prioridade na agenda do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *