No cenário de 2023, Mato Grosso se destaca como o líder na geração de empregos na região do Centro-Oeste e ocupa a segunda posição no Brasil, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Durante o período de janeiro a setembro deste ano, o estado registrou um total de 39.145 novos postos de trabalho. Nesse mesmo intervalo, o número de empregados formalmente passou de 850.560 para 889.705, englobando tanto o setor público quanto o privado.

Além disso, Mato Grosso demonstra um saldo positivo no que se refere às admissões e demissões. No decorrer de 2023, houve 485.350 admissões, contra 429.789 demissões. As estatísticas do Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine/MT) indicam que o mercado de trabalho oferece oportunidades substanciais, com uma média de aproximadamente três mil vagas semanais acumuladas.

No entanto, a falta de capacitação dos trabalhadores é um fator que tem impedido o preenchimento dessas vagas ofertadas. Reconhecendo essa necessidade, o Governo do Estado lançou em abril deste ano o Programa SER Família Capacita. Este programa oferece 50 mil vagas de capacitação, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas mantendo as portas abertas para todos os cidadãos de Mato Grosso, independente de sua condição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *