REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE JK NOTÍCIAS.
Vinte e duas cidades de Mato Grosso registraram umidade do ar inferior a 20% nesta terça-feira (03), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre elas, Cuiabá, Rondonópolis e Alto Araguaia se destacaram, com níveis de umidade de apenas 10%. Para fins comparativos, a umidade no Deserto do Saara geralmente varia entre 14% e 20%.

Cidades como Alto Taquari (11%), Campo Verde (12%) e Gaúcha do Norte (12%) também apresentaram índices de umidade extremamente baixos, inferior ao do Saara. Outros municípios, como São José do Rio Claro (14%), Tangará da Serra (14%) e Sorriso (19%), registraram níveis de umidade equivalentes ao do deserto africano.

Cuiabá, por sua vez, completou 139 dias sem chuva nesta quarta-feira (04), e a previsão do Climatempo indica que as temperaturas continuarão acima dos 40°C pelas próximas duas semanas.

A última chuva significativa na capital ocorreu em 18 de abril, acentuando os efeitos da estiagem que já é considerada a pior em 40 anos, segundo o levantamento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

A combinação de altas temperaturas e ausência de precipitações agrava o cenário de seca, impactando diretamente a qualidade do ar em diversas regiões do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *