Janaina Riva destaca guia que ajuda famílias de vítimas de feminicídio em Sinop

A deputada estadual Janaina Riva destacou o lançamento do guia “Do Luto à Justiça”, criado pelo Núcleo de Defesa da Vida de Sinop, do Ministério Público de Mato Grosso, que tem como objetivo acolher e orientar familiares de vítimas de feminicídio.
“Quando uma mulher é vítima de feminicídio, uma família inteira morre junto com ela. Pensando nisso, o Núcleo da Vida de Sinop, através do trabalho do Dr. Herbert Dias Ferreira, desenvolveu esse guia. É um guia do luto à justiça”, afirmou a deputada.
Segundo Janaina Riva, a cartilha oferece orientação para familiares que enfrentam o luto e a busca por justiça, incluindo filhos órfãos e parentes que não sabem a quem recorrer. “Vítimas de feminicídio são famílias onde os filhos ficaram órfãos, onde a mãe, o pai e o irmão buscam por justiça e não sabem a quem recorrer. Este guia vai dar o caminho para a família”, explicou.
Elaborado pelo promotor Dr. Herbert Dias Ferreira, o material traz análises psicológicas, esclarece mitos sobre o luto, indica formas práticas de apoio a familiares e orienta sobre direitos legais. Janaina ressaltou que o guia vai além da persecução penal, “abraçando a família. Não que não seja importante a condenação, obviamente que é, mas quem cuida dessas famílias são os que ficam”.
A deputada elogiou a iniciativa do Ministério Público e destacou a importância da distribuição do guia em ambientes públicos e funerárias, além da versão digital acessível via QR Code.
“É muito importante que você que conhece alguém divulgue este material, compartilhe o QR Code. Vamos ajudar a distribuir um pouquinho mais de humanidade para essas pessoas que já sofreram tanto”, finalizou.
O guia “Do Luto à Justiça” reforça o papel do Ministério Público no apoio a vítimas indiretas de feminicídio, oferecendo acolhimento, orientação e acompanhamento durante o processo de luto e a busca por justiça.




Publicar comentário