Incêndio atinge área de proteção ambiental e bombeiros usam aviões e helicóptero para apagar fogo em MT
Um incêndio atingiu uma Área de Proteção Ambiental (APA) em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, neste sábado (6), e mobilizou uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros para evitar que as chamas se alastrassem até o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), os focos foram identificados na quinta-feira (4) por meio de monitoramento via satélite. O Batalhão informou que o terreno de difícil acesso, somado ao período de estiagem, altas temperaturas e ventos fortes, aumentam o risco de propagação do fogo.
Para conter as chamas, foram utilizadas duas aeronaves, um helicóptero, duas motos de trilha e equipes em solo. A ação contou ainda com apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sob coordenação do CBMMT.
Segundo o comandante do BEA, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, a força-tarefa foi mobilizada logo após a detecção dos focos para conter o fogo o mais rápido possível.
Durante a operação, cerca de 24 mil litros de água foram lançados pelas aeronaves em regiões de difícil acesso até a extinção do incêndio.
Ainda segundo Marcondes, na sexta-feira (5) o fogo já estava controlado e, neste sábado, um sobrevoo foi realizado para verificar possíveis focos ativos, mas não houve registro.
Por G1 MT
Deixe uma resposta