×

Governador Mauro Mendes admite insuficiência de recursos para combater incêndios em Mato Grosso

Governador Mauro Mendes admite insuficiência de recursos para combater incêndios em Mato Grosso

REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE GAZETA DIGITAL.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), reconheceu que os recursos destinados pelo Estado para combater os incêndios florestais e o desmatamento ilegal são insuficientes diante da gravidade da situação. A declaração foi feita na última quarta-feira (04.09), durante a 4ª edição da SuperAgro, evento promovido pela revista Exame.

Segundo o chefe do Executivo, os R$ 70 milhões aplicados em 2024 para conter as queimadas e o desmatamento não foram suficientes para enfrentar o problema em sua totalidade. “Nós mobilizamos isso, aprovamos, mas infelizmente isso não é suficiente em face ao tamanho do desafio desse problema”, afirmou Mendes.

Em agosto de 2024 o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mato Grosso liderou o ranking nacional, com 14.617 focos, representando 21,3% do total no país, um aumento expressivo em relação aos 2.626 focos contabilizados no mesmo período do ano anterior.

Diante da situação crítica, o governo do estado decretou situação de emergência para facilitar as ações de combate, mas as projeções continuam sendo preocupantes.

“As queimadas são um problema que estamos enfrentando, que o Brasil enfrenta. Lamentavelmente, é um problema gerado pela atividade humana, de forma criminosa irresponsável e leviana”, declarou o governador, lembrando que Mato Grosso, por ser o maior estado do país, concentra os principais focos de incêndio.

Deixe uma resposta