REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE GAZETA DIGITAL.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), reconheceu que os recursos destinados pelo Estado para combater os incêndios florestais e o desmatamento ilegal são insuficientes diante da gravidade da situação. A declaração foi feita na última quarta-feira (04.09), durante a 4ª edição da SuperAgro, evento promovido pela revista Exame.

Segundo o chefe do Executivo, os R$ 70 milhões aplicados em 2024 para conter as queimadas e o desmatamento não foram suficientes para enfrentar o problema em sua totalidade. “Nós mobilizamos isso, aprovamos, mas infelizmente isso não é suficiente em face ao tamanho do desafio desse problema”, afirmou Mendes.

Em agosto de 2024 o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mato Grosso liderou o ranking nacional, com 14.617 focos, representando 21,3% do total no país, um aumento expressivo em relação aos 2.626 focos contabilizados no mesmo período do ano anterior.

Diante da situação crítica, o governo do estado decretou situação de emergência para facilitar as ações de combate, mas as projeções continuam sendo preocupantes.

“As queimadas são um problema que estamos enfrentando, que o Brasil enfrenta. Lamentavelmente, é um problema gerado pela atividade humana, de forma criminosa irresponsável e leviana”, declarou o governador, lembrando que Mato Grosso, por ser o maior estado do país, concentra os principais focos de incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *