Flávio Bolsonaro divulga samba-enredo chamando Lula de ladrão
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante entrevista em Brasília – Adriano Machado -19.dez.25/Reuters
O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou neste domingo (15) um vídeo feito com inteligência artificial que simula um samba-enredo chamando o presidente Lula (PT) de ladrão.
O vídeo publicado nas redes sociais do senador faz referência ao fictício “bloco do Luladrão” e tem imagens de Lula com roupa de presidiário ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
“Lá vem o bloco do Luladrão, com a esbanja [em referência a Janja] dando a mão. Luxo, hotel, avião e a conta vai para o povão.” A canção cita o escândalo do INSS, sobre esquemas de fraudes contra a Previdência Social, o caso do Banco Master, também envolvido em um esquema de fraude, e sigilo com gastos do cartão corporativo.
“Ô Luladrão, abre esse cartão, se é tudo certo, não bota sigilo não”, diz outro trecho da canção.
Flávio Bolsonaro fez referência na publicação ao desfile que ocorre neste domingo em homenagem ao presidente Lula. O petista vai ser homenageado pela Acadêmicos de Niterói, escola de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
O enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” exalta a trajetória do mandatário e traz trechos como o grito de guerra “olê, olê, olá, Lula! Lula!”, o mote “o amor venceu o medo” e referência ao número do PT nas urnas.
O desfile tem sido alvo da oposição, que critica a verba pública recebida pela escola para fazer o evento. O governo federal, por sua vez, aponta que o valor entregue à escola é o mesmo dado a todas as outras que compõem o Grupo Especial e diz que não teve ingerência na escolha do tema do samba-enredo.
“Diferente do desfile eleitoral do Lula, esse vídeo não usou dinheiro dos impostos”, afirmou Flávio Bolsonaro na publicação.
O senador herdou o espólio político do pai, Jair Bolsonaro (PL), que está preso por liderar uma tentativa de golpe. Flávio é tido como o principal adversário de Lula nas eleições de 2026.
O desfile deste domingo ocorre em cenário de atenção, uma vez que, se houver pedido explícito de voto, pode configurar ilícito eleitoral.
“A festa popular do Carnaval não pode ser fresta para ilícitos eleitorais de ninguém”, disse a ministra Cármen Lúcia, chamando a atenção para a possibilidade de excessos e abusos no dia do desfile.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Publicar comentário