‘Espero que filmes estrangeiros sejam mais respeitados’, diz Kleber Mendonça sobre entrega de prêmio fora do palco

Kleber Mendonça Filho participa do 31º Annual Critics Choice Awards no Barker Hangar em janeiro de 2026, em Santa Mônica, Califórnia 

 

No início de janeiro, o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026. Mas, além do reconhecimento, algo mais chamou a atenção: a forma como o prêmio foi entregue.

Diferentemente do habitual, a categoria não foi apresentada no palco ao lado das demais, nem transmitida ao vivo durante a cerimônia.

A entrega aconteceu no tapete vermelho, na entrada do evento, durante uma entrevista com o diretor do filme, que se mostrou visivelmente surpreso com a situação.

Em entrevista à BBC News Brasil, Mendonça Filho, criticou a forma como a premiação foi feita.

“Eu acho que foi um grande erro. E eu espero que no ano que vem os filmes estrangeiros tenham um tratamento mais respeitoso”, afirmou.

Num momento político pelo qual os Estados Unidos passam hoje, que existe um uma energia tão negativa em relação ao elemento externo, estrangeiro, imigrante, você fazer uma premiação internacional como essa, que você tem todos os diretores e diretoras internacionais estrangeiros presentes, e o prêmio ser entregue do lado de fora como uma coisa super frívola e superficial, quase como uma brincadeira…Eu acho que não pegou bem de forma alguma”, acrescentou.

Critics Choice é uma premiação da Associação dos Críticos de Cinema (BFCA) dos Estados Unidos —e um dos prêmios que antecede o Oscar, o principal do cinema americano. Os concorrentes ao Oscar serão anunciados no dia 22 de janeiro, e a premiação acontece em 15 de março.

Por Folha de São Paulo

Deixe uma resposta