×

Durante podcast, coordenador da Águas de Sorriso alerta: Falta de caixa de gordura em casas causou vazamento de esgoto na Blumenau

Durante podcast, coordenador da Águas de Sorriso alerta: Falta de caixa de gordura em casas causou vazamento de esgoto na Blumenau

Durante participação no podcast do RBT News, o coordenador da Águas de Sorriso, Éder de Oliveira, esclareceu que o recente vazamento de esgoto ocorrido na região da Blumenau, em Sorriso (MT), foi provocado pela falta de caixas de gordura em residências ligadas à rede coletora.

Segundo Éder, o problema não se deu por falha da concessionária, mas sim pelo descarte incorreto de gordura diretamente nas tubulações.

“No caso da Blumenau com a Brasil, tivemos um volume muito grande de gordura retirada da rede. Esse tipo de material é característico de quando não há ligação padronizada com caixa de gordura nas casas”, afirmou o coordenador durante a entrevista ao vivo.

Caixa de gordura é obrigatória

“O nome já diz: caixa de gordura. Ela serve para reter e sedimentar toda essa gordura, impedindo que vá para a rede coletora. Quando não tem, a gordura forma uma camada na tubulação, obstrui o fluxo e causa extravasamentos”, explicou.

A caixa de gordura é uma exigência técnica em qualquer ligação domiciliar à rede de esgoto. Ela deve ser instalada no quintal e conectada à saída da pia ou cozinha, evitando que resíduos oleosos atinjam a rede pública.

Responsabilidade da empresa e dos moradores

Apesar de o entupimento ter ocorrido fora dos domicílios, Éder frisou que a causa principal é o uso inadequado da rede por parte dos usuários.

“É nossa responsabilidade fazer a manutenção, sim. Toda vez que há extravasamento, atuamos rapidamente. Mas isso não quer dizer que foi culpa da concessionária. Muito pelo contrário, a gente trabalha preventivamente para evitar esse tipo de situação.”

Foto: Águas de Sorriso

Ele ainda destacou que a Águas de Sorriso sempre orienta os moradores sobre a necessidade da caixa de gordura no momento da solicitação da ligação de esgoto. E relembrou casos de outras obstruções causadas por lixo indevido jogado na rede, como “panos, sacolas, até garrafas PET”.

Campanha de conscientização

Diante do aumento dessas ocorrências, Éder anunciou que a empresa vai reforçar a comunicação com a população. “Já estamos conversando com nosso time de comunicação para levar o máximo de informações possíveis aos moradores sobre o uso correto da rede de esgoto”, revelou no podcast.

A Águas de Sorriso também deve promover ações informativas e intervenções técnicas no bairro Blumenau nos próximos dias, para evitar novos problemas na rede.

Por Ana Flávia Moreira/Jornalista

Deixe uma resposta