Dupla é presa por descarte ilegal de agrotóxicos às margens do Rio Lira em Sorriso
Dois homens foram presos em flagrante nesta quinta-feira (23) após serem flagrados descartando resíduos de agrotóxicos e fertilizantes de forma irregular nas margens do Rio Lira, em Sorriso. A ação foi resultado de uma denúncia anônima que levou a Fiscalização Ambiental da Prefeitura ao local, segundo apurou o portal CN NEWS MT com exclusividade.
A equipe de fiscalização constatou que os suspeitos realizavam a lavagem de big-bags contaminados com fertilizantes minerais, adubos e ureia em uma máquina instalada a cerca de 40 metros do leito do rio. O efluente da lavagem, que continha detergente químico (Solopan) e resíduos agrícolas, estava sendo lançado diretamente no rio, sem qualquer tipo de tratamento.

Além da contaminação líquida, foram encontradas em uma residência próxima diversas embalagens de defensivos agrícolas descartadas irregularmente, expostas a céu aberto e exalando forte odor característico de produtos químicos.
Com autorização da autoridade policial, os dois responsáveis foram presos em flagrante. Ambos confirmaram ser responsáveis pelo descarte das embalagens e pela lavagem dos big-bags, informando que o material era utilizado para transporte de adubos e ureia.
Segundo a fiscalização, a conduta configura, aparentemente, infração à Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), por poluição de curso d’água e descarte irregular de resíduos perigosos.
Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, sem uso de algemas, para os procedimentos de praxe. A Polícia Civil investiga as responsabilidades e definirá as possíveis sanções administrativas e criminais.


Nortão




Deixe uma resposta