×

ALMT lança Prêmio de Jornalismo inédito para valorizar imprensa e aproximar Legislativo da sociedade

ALMT lança Prêmio de Jornalismo inédito para valorizar imprensa e aproximar Legislativo da sociedade

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lançará, na próxima terça-feira (30), o 1º Prêmio ALMT de Jornalismo, denominado “Troféu Parlamento”, em uma solenidade marcada para às 19h, no Salão Negro da Casa de Leis, em Cuiabá. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e marca as comemorações pelos 190 anos da ALMT.

As inscrições estarão abertas a partir de 1º de outubro até 5 de novembro, por meio do site oficial do prêmio, que será divulgado durante o evento. O período de avaliação das reportagens será de 15 de novembro a 20 de dezembro. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 29 de janeiro de 2026.


Jornalismo como ponte com a sociedade

O prêmio busca reconhecer e valorizar o papel da imprensa na cobertura das atividades parlamentares e institucionais, promovendo uma maior aproximação entre o Legislativo e a sociedade mato-grossense. Serão premiados trabalhos em cinco categorias:

  • Telejornalismo

  • Reportagem em texto

  • Radiojornalismo

  • Fotojornalismo

  • Universitário

Segundo o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), o objetivo é reforçar a importância do jornalismo como ferramenta para fortalecer a democracia.

“Estou apoiando a criação do 1º Troféu Parlamento, que incentivará a imprensa local a se aprofundar nas pautas que nascem na instituição”, afirmou o parlamentar.


Inclusão dos estudantes e valorização da juventude

Para o secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, o prêmio é também uma forma de homenagear os profissionais que traduzem o cotidiano do parlamento para a população, além de valorizar os futuros comunicadores.

“Os estudantes terão o mesmo reconhecimento, inclusive nos valores da premiação. Isso incentiva a juventude a se engajar mais com a política e a cidadania. Essa proposta dialoga com programas como o Parlamento Jovem, que também promove o envolvimento democrático desde cedo”, destacou Santos.


Projeto aprovado por unanimidade

O Projeto de Resolução nº 764/2025, que institui o Prêmio ALMT de Jornalismo, foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais em segunda votação durante sessão ordinária realizada no dia 10 de setembro. A matéria é de autoria da Mesa Diretora.

De acordo com o texto, caberá à Secom, por meio de uma comissão designada, coordenar todas as atividades técnicas e operacionais do prêmio.

A proposta destaca o papel essencial do jornalismo na consolidação da democracia, ao garantir o acesso da população à informação de qualidade, promover o debate público e fiscalizar os poderes constituídos — especialmente no contexto legislativo, onde o acompanhamento das leis e das ações parlamentares depende da atuação ativa da imprensa.

Deixe uma resposta