REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE SÓ NOTÍCIAS.
Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada na noite da última quarta-feira (19.09) na Praça do Avião, na região central de Várzea Grande. O resgate foi realizado por uma moradora local, que acionou o Corpo de Bombeiros após encontrar a ave ferida, possivelmente devido à forte tempestade que atingiu o município.
A tempestade causou destelhamentos, danos a fachadas e quedas de árvores. A arara, que apresentava sinais de ferimentos, foi levada pela moradora até a 7ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares. Os bombeiros colocaram o pássaro em uma caixa de captura e o entregaram à Diretoria de Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), onde a ave está sob cuidados até ser avaliada e reintroduzida à natureza.
A arara-canindé, conhecida por suas cores vibrantes e distribuição em biomas como Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado, é a menor entre as grandes araras, podendo atingir até 86 cm de comprimento e pesar entre 995 a 1380g, de acordo com o Instituto Arara Azul. Especialistas alertam que, devido à degradação de seus habitats, essa espécie tem se adaptado a ambientes urbanos, especialmente em locais com árvores frutíferas.