Uso exagerado de canetas emagrecedoras pode causar pancreatite, alerta Anvisa

emagrecedores-paraguai.jpg Uso exagerado de canetas emagrecedoras pode causar pancreatite, alerta Anvisa
Canetas emagrecedoras de farmacêuticas paraguaias estão proibidas no Brasil | (reprodução redes sociais/divulgação PMRv)

Devido ao aumento expressivo de casos de pancreatite aguda, com suspeitas de ligação pelo uso de canetas emagrecedoras, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu alerta para o uso desenfreado e indevido do medicamento.

De acordo com o órgão, os compostos farmacológicos incluídos no alerta estão presentes no receptor GLP-1, classe que inclui a dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida.

Apesar do risco já constar na bula dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações da doença têm aumentado tanto no cenário nacional quanto internacional.

O medicamento deve ser utilizado exclusivamente conforme indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento profissional habilitado. Em caso de pancreatite aguda, há o risco de ocorrer de forma necrotizante e fatal.

Mesmo assim, não houve mudança na relação de risco e eficácia das substâncias. Para a Anvisa, os benefícios terapêuticos do medicamento ainda superam os efeitos adversos, quando as indicações e uso ocorrem da forma correta.

Por Primeira Página

 

Publicar comentário