Nesta terça (7), Trump disse que o governo interino da Venezuela entregará até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA e que os lucros serão controlados por ele.
“As Autoridades Interinas na Venezuela entregarão entre 30 e 50 MILHÕES de barris de petróleo de alta qualidade, sancionado, aos Estados Unidos da América”, afirmou. Os EUA consomem cerca de 20 milhões de barris de petróleo por dia.
Se o volume for confirmado, ele representaria de 30 a 50 dias da produção venezuelana antes do bloqueio parcial imposto pelos EUA aos petroleiros do país. Na cotação atual, o volume valeria cerca de US$ 2,8 bilhões (R$ 15 bilhões).
“Este petróleo será vendido ao seu preço de mercado, e esse dinheiro será controlado por mim, como Presidente dos Estados Unidos da América, para garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos.”
O governo Trump tem pressionado a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, para aprofundar as relações econômicas com os EUA após a operação que levou à captura do ditador Nicolás Maduro.
Nesta quarta (7), o secretário de Energia americano, Chris Wright, disse em entrevista à CNBC que os EUA não estão roubando petróleo da Venezuela.
“Vamos reiniciar a venda do petróleo venezuelano nos mercados globais, colocár a receita em contas no nome da Venezuela e levar esses recursos de volta para o país em benefício do povo venezuelano”, disse.
Deixe uma resposta