Temporal com ventos fortes causa destruição e prejuízos em Brasnorte
A tarde desta terça-feira (09) foi marcada por um forte temporal na região noroeste de Mato Grosso. Enquanto em municípios como Juína e Castanheira a chuva trouxe apenas transtornos pontuais, em Brasnorte a situação foi de destruição e prejuízos significativos.
Imagens e áudios que circulam nas redes sociais mostram diversos pontos da cidade atingidos. Em um dos relatos, moradores descrevem a queda de barracões próximos ao Parque de Exposições e na saída para Juína. Os ventos intensos também derrubaram postes de energia, danificaram construções e até uma carreta foi seriamente atingida.


Na região da Tormac, um poste caiu e o barulho de estruturas sendo arrastadas e destruídas reforça a força do temporal. Como consequência, Brasnorte ficou sem energia elétrica, e equipes da Energisa trabalham de forma emergencial para restabelecer o fornecimento. Além disso, várias ruas ficaram completamente alagadas, aumentando os danos e a sensação de pânico entre os moradores.
“Meu Deus! Que caos!”, gritou um homem em um dos vídeos compartilhados. A comoção da população reflete não apenas os estragos materiais, mas também o impacto emocional de mais um episódio de dificuldade para a cidade, que já enfrenta problemas políticos recentes, como a cassação de mandatos no executivo municipal.

Especialistas lembram que, nesta época do ano, é comum a ocorrência de tempestades intensas na região. O fenômeno é resultado do encontro de massas de ar quente e úmido da Amazônia com frentes frias que avançam pelo Centro-Oeste, favorecendo a formação de nuvens carregadas, ventos fortes e descargas elétricas. Esses fatores aumentam o risco de enxurradas, alagamentos, destelhamentos e outros tipos de danos.

O Nortão MT segue acompanhando a situação em Brasnorte e a contabilização dos prejuízos causados pela tempestade.
Por Nortão
Deixe uma resposta