×

Técnicos das Cooperativas Brasileiras discutem uso do trigo na produção de etanol na Embrapa Agroenergia

Técnicos das Cooperativas Brasileiras discutem uso do trigo na produção de etanol na Embrapa Agroenergia

Técnicos das Cooperativas Brasileiras discutem uso do trigo na produção de etanol na Embrapa Agroenergia

Embrapa Agroenergia recebeu, no início deste mês, um grupo de 25 técnicos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para o encerramento da capacitação “Embrapa e Sistema OCB em trigo tropical”. O evento, realizado em Brasília, teve como foco o uso do trigo para a produção de etanol, alinhado com o contexto da transição energética.

O grupo visitou a Embrapa Agroenergia, onde foi recebido pelo Chefe-Geral da unidade, Alexandre Alonso, que destacou o crescimento da utilização de grãos e cereais como matéria-prima para biocombustíveis. “Embora tenha iniciado há poucos anos, a produção de etanol a partir de cereais já se tornou relevante. Essa expansão oferece novas oportunidades para conectar a produção de trigo com as agendas de segurança alimentar e energética, beneficiando produtores e cooperativas”, afirmou Alonso.

Durante o encontro, Bruno Laviola, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, ressaltou a importância do debate sobre as oportunidades e desafios do trigo tropical na bioenergia. “A transição energética é uma prioridade global, e o uso do trigo para a produção de etanol pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os impactos das mudanças climáticas”, explicou Laviola.

Giovani Faé, Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, destacou que este ano foi o primeiro com foco no trigo tropical. Ele também ressaltou a importância da visita à Embrapa Agroenergia, considerando o surgimento de um mercado de etanol amiláceo. “Esse treinamento é relevante para gerar mais valor para o produtor e aumentar a viabilidade da cultura do trigo”, disse Faé.

O encontro também abordou temas como o controle de micotoxinas na produção de etanol a partir de grãos de cereais de inverno. Palestras conduzidas pelos pesquisadores Maurício Lopes e Félix Siqueira explicaram esses processos.

Luan Pivatto, da Cooperalfa, elogiou as informações sobre a produção de bioenergia com biomassa, destacando a relevância da capacitação para a evolução do trigo tropical na região do Cerrado.

Além das discussões técnicas, o evento também incentivou parcerias entre cooperativas e a Embrapa Agroenergia. Juliana Evangelista, Chefe de Transferência de Tecnologia, explicou os modelos de cooperação, como o “Portas Abertas” e o credenciamento da Embrapa Agroenergia junto à Embrapii. A iniciativa permite que empresas possam financiar projetos de inovação industrial com o apoio de recursos federais.

O evento foi encerrado com uma visita aos laboratórios e áreas experimentais da Embrapa Agroenergia, conduzida por Felipe Carvalho, supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT

Deixe uma resposta