×

Sorriso registra redução de 34% nas mortes no trânsito em 2024

Sorriso registra redução de 34% nas mortes no trânsito em 2024

Sorriso registra redução de 34% nas mortes no trânsito em 2024

O número de mortes no trânsito em Sorriso apresentou uma redução significativa de janeiro a outubro de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), foram registradas 21 mortes neste ano, enquanto, em 2023, o total foi de 32 óbitos, o que representa uma queda de 34%.

“Quando falamos de vidas, nossa meta, ainda que pareça utópica, é zerar esses índices”, afirmou José Carlos Moura, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil do município (Semsep).

Além disso, os dados mostram que o número de homicídios permaneceu estável no mesmo período: foram 50 registros tanto em 2023 quanto em 2024. Moura destacou o trabalho conjunto entre as forças de segurança e outras instituições do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que têm se empenhado em desenvolver ações para reduzir a criminalidade e melhorar os índices de segurança no município.

Entre as iniciativas que contribuíram para a redução de mortes no trânsito, a instalação de lombadas eletrônicas e semáforos, em parceria com o Governo do Estado, teve um papel importante. Atualmente, Sorriso conta com 42 dispositivos para controle de velocidade em 14 pontos estratégicos. Operações da Lei Seca também ajudaram a coibir a combinação de álcool e direção, com quase 50 ações realizadas apenas em 2024.

Segundo Moura, além das medidas de fiscalização e orientação, é essencial que condutores e pedestres adotem comportamentos mais seguros para garantir a fluidez e a segurança no trânsito. “Frear mortes violentas e reduzir o número de vítimas fatais no trânsito é um estímulo para o trabalho de todo o aparato de segurança do município, mas nossa meta é zerar esses números”, concluiu.

Sorriso, que possui mais de 50 mil condutores domiciliados e mais de 100 mil veículos registrados, segue enfrentando os desafios de um trânsito em constante crescimento, mas os resultados alcançados mostram que os esforços têm dado frutos.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT

Deixe uma resposta