Nossa reportagem entrou em contato com o presidente da OAB Fernando Mascarelo. Ele nos informou que os criminosos estão utilizando fotos de advogados ou de escritórios de advocacia pedindo transferências em dinheiro. Eles se passam por advogado e acabam conseguindo convencer algumas pessoas a transferirem o dinheiro.

A OAB de Sorriso veio a publico através de suas redes sociais para alertar a população desses golpes que estão sendo praticados em Sorriso. A principio, os golpes começaram a  acontecer  em setembro de 2022, mas os estelionatários  voltaram aa agir.

NOTA DE ESCLARECIMENTO E ALERTA

A 17ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, representada pela sua Diretoria (triênio 2022/2024), vem, por meio da presente nota alertar acerca de golpes realizados em face de clientes e escritórios  de advocacia.

Os golpistas se passam por advogados de escritórios de advocacia, utilizam nome e slogan dos escritórios e enviam mensagens através de aplicativos como WhatsApp, solicitando pagamento de taxas de atualização de certidões, ou taxa de desbloqueio,  para posterior liberação de valores oriundos de processos.

Importante ressaltar que os golpistas conseguem as informações como os dados e valores dos processos (que atualmente podem ser obtidos nos sites dos tribunais), e solicitam os dados bancários dos clientes e o pagamento das taxas, para posterior liberação de valores, e, ainda esclarecem que os honorários advocatícios são descontados automaticamente.

Diante da situação, a 17ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, orienta que tanto os clientes quanto os advogados (as) fiquem atentos e tenham cautela.

Aos advogados (as) que comuniquem os clientes diretamente,  acerca do golpe que vem ocorrendo, e orientem os mesmos que em qualquer situação deve dar preferência ao contato pessoal com o seu respectivos advogados ou por videoconferência, em especial quando envolver valores em pecunia;

Caso essa situação tenha ocorrido em seu escritório procure uma Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência.

À população em geral e aos clientes, fiquem atentos e, se receberem quaisquer mensagens suspeitas solicitando dados bancários ou pagamentos de taxas, que não efetuem o pagamento, e que verifiquem, de preferência pessoalmente com seu advogado ou por meio de chamada de videoconferência.

E, se porventura,  tenham  efetuado qualquer pagamento é necessário que se dirijam imediatamente a uma Delegacia de Polícia para registrar o boletim de ocorrência.

Sorriso, 29 de setembro de 2022.

17ª Subseção da OAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *