×

Sorriso, Lucas e Sinop estão entre as cidades de MT com mais casos de HIV, aponta levantamento da SES

Sorriso, Lucas e Sinop estão entre as cidades de MT com mais casos de HIV, aponta levantamento da SES

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, e na abertura do Dezembro Vermelho, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) chamou atenção para a necessidade de ampliar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento em todo o estado. A entidade destacou que Sorriso continua entre os municípios com maior número de casos confirmados de HIV em Mato Grosso.

Informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) mostram que, de 2019 a 2025, foram registrados 6.456 diagnósticos de HIV no estado. Somente em 2024, Mato Grosso confirmou 1.089 novos casos, o que representa um coeficiente de detecção de 30,1 para cada 100 mil habitantes. Até a metade de 2025, outros 70 casos já haviam sido notificados.

O estudo indica ainda que 52% dos diagnósticos de Aids — 1.291 registros — estão concentrados nas cidades mais populosas, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. Em 2024, o coeficiente de detecção de Aids chegou a 13,3 por 100 mil habitantes.

A AMM reforça que, diante desse cenário, o fortalecimento das políticas municipais de saúde é essencial para reduzir infecções e garantir acompanhamento adequado às pessoas vivendo com HIV.

Deixe uma resposta