×

Sorriso inicia período de gratuidade no transporte coletivo em fase de testes

Sorriso inicia período de gratuidade no transporte coletivo em fase de testes

 

Acesse nosso grupo de notícias

A população de Sorriso, no Mato Grosso, começou a contar com transporte coletivo gratuito a partir desta sexta-feira (2). A medida faz parte de um projeto de modernização da mobilidade urbana no município e será válida durante um período de testes, conforme informou o vice-prefeito Acácio Ambrosina.

De acordo com ele, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, sancionado pelo prefeito e já está em vigor. “Toda a comunidade de Sorriso terá passe livre para circular no transporte coletivo. Entramos agora em uma fase de testes, sem prazo definido, enquanto um novo estudo de concessão está em andamento”, explicou Ambrosina.

O objetivo, segundo o vice-prefeito, é fomentar o uso do transporte público, reduzir a quantidade de veículos nas ruas e melhorar o trânsito, aumentando a disponibilidade de vagas de estacionamento e promovendo maior segurança viária. “Precisamos tornar o transporte coletivo sustentável e mais eficiente. Hoje, a frota não é adequada e seria injusto cobrar por um serviço que precisa ser reestruturado”, afirmou.

A gratuidade será mantida enquanto o município realiza um diagnóstico completo do sistema. Nesse período, o Executivo pretende estruturar uma nova concessão para que uma empresa especializada assuma o serviço de forma definitiva, com melhorias na qualidade, horários e estrutura dos ônibus.

Sobre os cobradores, Ambrosina esclareceu que, com a chegada de sistemas eletrônicos e catracas automatizadas, os profissionais estão sendo realocados para funções de orientação dentro dos coletivos. “Eles continuam auxiliando os passageiros, e aos poucos, vamos ajustá-los para outras funções dentro do novo modelo de transporte”, destacou.

Passageiros que já adquiriram passes de transporte não serão prejudicados. O vice-prefeito orientou que os créditos sejam guardados. “Esses passes não têm validade no momento, mas futuramente voltarão a ser utilizados assim que a nova concessão estiver em vigor”, garantiu.

A medida integra um pacote de ações do Executivo e do Legislativo municipal para transformar o transporte coletivo em uma alternativa mais eficiente e atrativa para a população sorrisense.

Deixe uma resposta