Sorriso inicia implantação de binários viários e amplia sistema de monitoramento com câmeras e lombadas
A Prefeitura de Sorriso anunciou oficialmente o início da implantação do sistema de binários viários, medida que visa melhorar a fluidez do trânsito e ampliar a segurança no perímetro urbano. A mudança foi detalhada em coletiva de imprensa nesta semana pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, coronel Adriano Denardi, e integra o conjunto de ações previstas no Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT).
A primeira etapa de implantação ocorrerá no quadrilátero formado pelas avenidas Porto Alegre, Imigrantes, Mário Raiter e Perimetral Sudoeste, abrangendo ruas como Mafra, Santos Dumont, Presidente Médici, Costa e Silva, Alta Floresta, Sinop, entre outras. A proposta foi amplamente discutida em audiências públicas, com vereadores e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg).
Outras duas etapas estão previstas: a segunda nas avenidas Luiz Amadeu Lodi e Otávio de Souza Cruz; e a terceira, na região da Zona Leste. Segundo Denardi, “os binários são uma necessidade diante do crescimento do fluxo de veículos. É uma medida técnica, planejada e discutida com a sociedade”.
Monitoramento será reforçado com mais de 850 câmeras
Durante a apresentação, também foi anunciada a expansão do Programa Vigia Mais MT, que passará a contar com mais 297 câmeras de monitoramento, totalizando mais de 850 equipamentos após a conclusão da nova etapa.
Serão 45 pontos estratégicos nas comunidades, com de duas a quatro câmeras por ponto. A gestão será compartilhada com os moradores que farão a manutenção dos equipamentos enquanto o município ficará responsável pelo monitoramento.
Além disso, a área central da cidade passará a contar com câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, especialmente em locais como bares, lanchonetes, empresas e avenidas movimentadas.
“Fechando o cerco externo, daremos mais agilidade na solução de homicídios, furtos e fugas. Também garantiremos maior prevenção e resposta a ocorrências”, afirmou o secretário.
Também está prevista a instalação de dez lombadas eletrônicas em pontos estratégicos da cidade. Segundo Denardi, os locais são definidos a partir de estudos técnicos de tráfego. Um exemplo citado foi a solicitação de lombada em frente à UPA Sara Akemi Ichicava, onde os dados mostraram baixo índice de infrações apenas um veículo excedeu o limite de velocidade durante o monitoramento. Por isso, a instalação foi considerada desnecessária.
“As lombadas serão discutidas com os vereadores e a população. Não se trata apenas de atender demandas, mas de agir com base em evidências e eficiência”, frisou o gestor.
Planejamento desde 2018
O PAIT, que embasa todas essas ações, foi elaborado em 2018 pela empresa Systra Engenharia, contratada via licitação. O documento passou por audiência pública em 2019 e foi revisado em 2021. Além dos binários, o plano prevê ondas-verdes, alterações em eixos centrais e medidas para melhorar o fluxo de veículos.
Para o adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, as mudanças são necessárias diante do aumento do número de veículos em circulação. “O sistema de binários não é novidade e já se mostrou eficaz em diversas cidades. Chegamos ao ponto em que ele é fundamental para garantir mobilidade e segurança”, afirmou.
A Prefeitura garantiu que os debates com a sociedade continuarão ao longo da implantação. “Estamos à disposição dos vereadores e da comunidade para esclarecer dúvidas e garantir que todas as ações sejam transparentes e participativas”, finalizou Denardi.




Deixe uma resposta