Fonte:Helen Oliveira/Portal RBT NEWS com informações da Redação com Decom

Em uma iniciativa pioneira que busca semear a paz e o entendimento nas escolas, a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação, está adotando os Círculos de Construção de Paz, uma metodologia inovadora de resolução de conflitos que envolve alunos, professores e a comunidade escolar. Este programa é realizado em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Sorriso (Cejusc), sob a égide da Justiça Restaurativa do Poder Judiciário de Mato Grosso.

A rede municipal de ensino já conta com seis facilitadoras dedicadas, professoras treinadas especificamente para liderar esses círculos, impactando diretamente cerca de 5 mil alunos dos 4º, 5º e 6º anos, em reuniões bimestrais. Os círculos de paz, que tiveram início em 2024 nas escolas Papa João Paulo II e São Domingos, visam se estender a todas as unidades educacionais ao longo do ano.

Lúcia Drechsler, Secretária de Educação, enfatiza a importância desta abordagem: “Os círculos de construção de paz cultivam ambientes de aprendizagem pautados no respeito mútuo e na compreensão. Através de dinâmicas que promovem o diálogo, a empatia e o respeito, visamos melhorar não apenas o clima nas salas de aula, mas também fomentar uma aprendizagem significativa entre os alunos”.

Esta estratégia se insere no contexto de enfrentamento a desafios como bullying, agressões e preconceitos, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor nas escolas. A estimativa é de que o programa beneficie aproximadamente 18 mil alunos matriculados no município, refletindo positivamente não só no ambiente escolar mas também no familiar.

Iniciado em 2023, com a promulgação da Lei n.º 3.366/2023, o programa agora faz parte do calendário oficial de ações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Para o ano de 2024, estão planejados cerca de 1800 círculos de paz, visando consolidar esta política pública e promover uma cultura de paz que beneficiará um número ainda maior de estudantes.

Dr. Anderson Candiotto, juiz coordenador do CEJUSC, destaca o impacto positivo dessa iniciativa: “Com os círculos de construção de paz, Sorriso avança na construção de uma sociedade mais forte e coesa. Este programa, apoiado pelo Poder Judiciário, visa cultivar valores como solidariedade, compreensão e cooperação, contribuindo significativamente para um ambiente escolar mais civilizado e seguro. Parabenizamos a administração municipal por este importante passo em nossa comarca”.

O programa representa um marco significativo na busca por um ambiente educacional mais pacífico e inclusivo, prometendo transformar a maneira como conflitos são resolvidos dentro e fora das salas de aula.

             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *