O vereador Diogo Kriguer participou, em Lucas do Rio Verde, de uma reunião cuja a pauta foi a transformação da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) em Guarda Civil Municipal. Acompanhado do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, e do coordenador da GMT de Sorriso, Márcio Pires, o parlamentar foi conhecer a legislação que regulamenta a corporação no município vizinho.

“A guarda civil em Lucas já é realidade desde março de 2022 e viemos conhecer a legislação, organização, estatuto e plano de carreira que regulamenta a atuação da corporação para implantar da forma correta em Sorriso”, explica Kriguer, que esteve com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, vice-prefeito, Márcio Pandolfi, e o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Vieira da Cunha.

Segundo o parlamentar, um projeto de lei está sendo elaborado pela Administração Municipal de Sorriso e deverá incluir a guarda municipal no rol de forças de segurança. Entre as principais mudanças está a alteração no nome, que passará a ser Guarda Civil Municipal, como instituição de caráter civil, uniformizada e armada, com a função de proteção municipal preventiva, vinculada à Semsep.

Após a elaboração, o projeto de lei deverá ser enviado à Câmara de Vereadores para análise e votaçã