×

Sistema BoiTeca será lançado em Cáceres com tecnologia inspirada em fazenda de Alta Floresta

Sistema BoiTeca será lançado em Cáceres com tecnologia inspirada em fazenda de Alta Floresta

Acesse nosso grupo de notícias

Por Nativa News

Será lançado nesta quinta-feira (8), na Fazenda Duas Lagoas, em Cáceres (MT), o sistema Bacaeri-BoiTeca, uma integração silvipastoril que une pecuária e cultivo de teca como fonte de renda sustentável e de longo prazo. O projeto é uma parceria entre a Embrapa Agrossilvipastoril e a TRC (Teak Resources Company) — maior produtora e exportadora mundial de teca plantada.

O sistema tem como inspiração a Fazenda Bacaeri, localizada em Alta Floresta (MT), onde, desde 2008, a integração entre pasto e floresta já era praticada com apoio da Embrapa. Hoje, a fazenda se tornou uma referência em inovação agropecuária, com 1.000 hectares no modelo BoiTeca e estrutura de serraria própria para o processamento da madeira.

A TRC, anteriormente conhecida como Floresteca, atua em Mato Grosso desde 1994 e hoje administra 40 mil hectares de teca nos estados de MT e PA. A empresa iniciou os plantios no novo sistema em 2023, com 600 hectares, e oferece aos pecuaristas a possibilidade de parceria sem custos de plantio e manejo, com divisão futura da receita da madeira — que pode chegar a valores equivalentes ao preço da terra na época do corte.

De acordo com a TRC, a meta é substituir gradualmente o plantio puro pelo modelo BoiTeca, diante da valorização da madeira tropical e da crescente escassez da teca nativa no mercado internacional. A empresa já exporta 10 mil contêineres de madeira por ano para mercados como Índia, China, Vietnã e Europa.

Segundo Maurel Behling, pesquisador da Embrapa, a combinação entre gado e teca proporciona conforto térmico ao rebanho, mantém a produtividade da carne e garante uma renda adicional sem comprometer a área de pastagem.

Além de Alta Floresta, a Embrapa também mantém Unidades de Referência Técnica (URTs) com teca em Nova Canaã do Norte, Barra do Garças e Brasnorte (MT). O plano é expandir a tecnologia para outras regiões do Cerrado, inclusive no norte do país.

Deixe uma resposta