Sistema BoiTeca será lançado em Cáceres com tecnologia inspirada em fazenda de Alta Floresta
Acesse nosso grupo de notícias
Por Nativa News
Será lançado nesta quinta-feira (8), na Fazenda Duas Lagoas, em Cáceres (MT), o sistema Bacaeri-BoiTeca, uma integração silvipastoril que une pecuária e cultivo de teca como fonte de renda sustentável e de longo prazo. O projeto é uma parceria entre a Embrapa Agrossilvipastoril e a TRC (Teak Resources Company) — maior produtora e exportadora mundial de teca plantada.
O sistema tem como inspiração a Fazenda Bacaeri, localizada em Alta Floresta (MT), onde, desde 2008, a integração entre pasto e floresta já era praticada com apoio da Embrapa. Hoje, a fazenda se tornou uma referência em inovação agropecuária, com 1.000 hectares no modelo BoiTeca e estrutura de serraria própria para o processamento da madeira.
A TRC, anteriormente conhecida como Floresteca, atua em Mato Grosso desde 1994 e hoje administra 40 mil hectares de teca nos estados de MT e PA. A empresa iniciou os plantios no novo sistema em 2023, com 600 hectares, e oferece aos pecuaristas a possibilidade de parceria sem custos de plantio e manejo, com divisão futura da receita da madeira — que pode chegar a valores equivalentes ao preço da terra na época do corte.
De acordo com a TRC, a meta é substituir gradualmente o plantio puro pelo modelo BoiTeca, diante da valorização da madeira tropical e da crescente escassez da teca nativa no mercado internacional. A empresa já exporta 10 mil contêineres de madeira por ano para mercados como Índia, China, Vietnã e Europa.
Segundo Maurel Behling, pesquisador da Embrapa, a combinação entre gado e teca proporciona conforto térmico ao rebanho, mantém a produtividade da carne e garante uma renda adicional sem comprometer a área de pastagem.
Além de Alta Floresta, a Embrapa também mantém Unidades de Referência Técnica (URTs) com teca em Nova Canaã do Norte, Barra do Garças e Brasnorte (MT). O plano é expandir a tecnologia para outras regiões do Cerrado, inclusive no norte do país.
Deixe uma resposta