Servidores poderão ser punidos por fazer PIX usando o Wi-Fi da Câmara de Sorriso
Dentro do polêmico Projeto de Resolução nº 13/2025, apresentado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sorriso, está a previsão de punições para servidores que utilizarem a rede Wi-Fi institucional para fins pessoais, incluindo transações bancárias como transferências via PIX.
A proposta estabelece que o uso da internet da Câmara deve ser exclusivamente profissional, e que acessos pessoais,ainda que realizados por meio de celulares ou dispositivos próprios conectados à rede da Câmara,serão considerados uso indevido dos recursos públicos.
Segundo o texto, quem infringir a regra poderá ser alvo de advertência, suspensão ou até exoneração, conforme a gravidade do caso. A medida faz parte de um pacote mais amplo de controle e monitoramento digital dentro da instituição, que já está sendo apelidado de “Lei da Mordaça” por servidores.
Além disso, o projeto autoriza a instalação de sistemas de monitoramento sem aviso prévio. Isso inclui o rastreamento de históricos de navegação, e-mails, arquivos e pastas nos computadores institucionais, sob a justificativa de “segurança da informação e proteção do patrimônio público”.
Deixe uma resposta