Senador Wellington Fagundes (PL) voltou a cobrar do Governo de Mato Grosso a nomeação de policiais militares
O senador Wellington Fagundes (PL) voltou a cobrar do Governo de Mato Grosso a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público, ressaltando a importância do reforço no efetivo para garantir mais segurança à população. A declaração foi feita e o parlamentar destacou que a área da segurança será uma de suas principais bandeiras na disputa pelo Governo do Estado em 2026.
Segundo Fagundes, Mato Grosso enfrenta sérios desafios na área da segurança, incluindo altos índices de violência contra a mulher.
“Nosso Estado lidera os casos de feminicídio no país, e isso mostra o quanto precisamos agir com urgência”, alertou o senador.
Ele também defendeu que, ao menos, os candidatos já aprovados no concurso da Polícia Militar realizado em 2022 sejam chamados.
“Temos concursados esperando há anos. É preciso, no mínimo, nomear esses profissionais. É evidente que o número atual de policiais não dá conta da demanda”, afirmou.
Concurso parado e expectativa para 2026
Atualmente, cerca de 1.100 aprovados no último concurso da Polícia Militar ainda aguardam a convocação. Desde o início do processo, pouco mais de 700 candidatos já foram nomeados. A expectativa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) é de que novas convocações aconteçam apenas a partir de 2026.
No fim de setembro, uma associação que representa os aprovados recorreu à Justiça para pressionar o governo estadual a dar andamento às nomeações. Hoje, o estado de Mato Grosso conta com aproximadamente 7 mil policiais militares em atuação.
Fagundes também enfatizou a importância de uma atuação conjunta entre o Governo Federal e o Governo Estadual no enfrentamento da criminalidade. Para ele, essa união de forças é essencial para ampliar o alcance das ações de segurança pública.
Deixe uma resposta