Sema conclui capacitação de guias turísticos, monitores e vigilantes ambientais do Parque Serra Azul
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, ao longo desta semana, o último módulo do curso de monitores de unidade de conservação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças. O objetivo foi melhorar e aumentar a utilização do espaço pelos turistas.
Os alunos transmitiram o conhecimento sobre a fauna, flora, primeiros socorros, melhor aproveitamento das trilhas dentro de uma sustentabilidade turística e orientações às pessoas que estão no parque.
Este último módulo foi presencial e voltado para as aulas de campo dentro do próprio Parque Serra Azul. Ministradas por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e bombeiros, as aulas permitiram que os cursistas colocassem em prática aquilo que aprenderam na fase teórica.
Projeto piloto
“O curso tinha como objetivo agregar o conhecimento do que é uma unidade de conservação e o que é a educação ambiental, para que eles conhecessem as legislações pertinentes às unidades de conservação e, assim, conseguissem exercer melhor o seu trabalho de monitoria dentro do Parque Serra Azul. A importância para os participantes é uma melhoria da gestão das unidades de conservação, pois o parque está dentro de uma categoria de proteção integral, possuindo algumas especificidades. Dessa forma, manteremos a sustentabilidade e o cuidado com o parque, que é o protagonista desse curso”, afirma a analista de meio ambiente da Sema, Rosana Manfrinate.




Deixe uma resposta