Saiba quais deputados de MT votaram a favor da redução de pena de Bolsonaro
A bancada federal bolsonarista de Mato Grosso votou em peso a favor do projeto aprovado na Câmara dos Deputados que reduz penas de condenados pelos crimes relacionados à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida foi aprovada por 291 votos favoráveis e 148 contrários e agora segue para análise do Senado Federal.
Entre os parlamentares de Mato Grosso, todos ligados ao bolsonarismo registraram voto favorável à proposta, defendida como uma forma de revisão da dosimetria das penas. Deputados de oposição e organizações de direitos humanos criticaram a aprovação, classificando a medida como um risco à democracia e um possível estímulo à impunidade.
ACESSE NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS
A mudança na lei prevê que os réus condenados por múltiplos crimes relacionados ao episódio do dia 8 de janeiro terão suas penas recalculadas considerando apenas a sanção mais grave, o que pode reduzir significativamente o tempo de cumprimento de alguns condenados.
O projeto ainda permitirá a progressão de regime de forma mais rápida, conforme critérios específicos previstos na legislação, e representa um ponto de forte polarização política no Congresso Nacional.
A tramitação no Senado será decisiva para confirmar se a redução de penas será aplicada a todos os condenados do episódio. A votação também acirra o debate sobre a responsabilização de agentes políticos e civis por ataques à democracia.




Deixe uma resposta