Rodovias federais em Mato Grosso têm aumento preocupante de pontos vulneráveis à exploração infantil
Rodovias federais em Mato Grosso têm aumento preocupante de pontos vulneráveis à exploração infantil
O número de trechos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais que cortam Mato Grosso cresceu 489% entre 2017 e 2024. Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com a organização Childhood Brasil apontou que o estado passou de 106 para 625 pontos classificados como áreas de risco para esse tipo de crime.
As rodovias BR-163 e BR-070 concentram a maior parte desses trechos, com 287 e 234 pontos, respectivamente. Os postos de combustíveis continuam sendo os locais mais suscetíveis à exploração sexual, seguidos por hotéis, motéis e outros estabelecimentos comerciais próximos às rodovias.
Dados por classificação e municípios
Os trechos são divididos em quatro categorias: críticos, alto risco, risco médio e risco baixo. Entre os pontos mais preocupantes:
- Áreas críticas aumentaram 118%, subindo de 22 em 2017 para 48 em 2024.
- Pontos de alto risco cresceram 545%, passando de 20 para 129.
Barra do Garças lidera o ranking com 51 locais vulneráveis. Na sequência estão Primavera do Leste (50), Sinop (46), General Carneiro e Pontes e Lacerda (41 cada), além de Diamantino e Rondonópolis, ambos com 31 pontos. Em Cuiabá, foram registrados 24 trechos de risco, sendo 11 na BR-070, 8 na BR-364 e 5 na BR-163.
O Projeto Mapear
Desde 2009, o Projeto Mapear busca identificar áreas vulneráveis à exploração sexual nas rodovias federais. Nesta 10ª edição, foram mapeados 17.687 pontos em todo o Brasil, um aumento de 83,2% em relação ao levantamento anterior, que apontava 9.653 locais de risco.
O estudo tem como objetivo orientar ações preventivas e repressivas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Mato Grosso, o trabalho reforça a necessidade de vigilância e medidas concretas para proteger os mais vulneráveis.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do GD




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