Prouni 2025/2: como entregar documentos e garantir a bolsa de estudos
Estudantes pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, têm até esta sexta-feira (5) para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. A etapa deve ser feita diretamente na instituição de ensino superior privada escolhida pelo candidato.
A lista com os nomes pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba dedicada ao Prouni. Em Mato Grosso, estão disponíveis 3.778 bolsas, sendo 1.342 integrais.
Documentação e prazos
A entrega da documentação pode ser feita presencialmente, na própria faculdade, ou de forma virtual, quando a instituição disponibilizar essa opção. No momento do recebimento, a instituição deve emitir um comprovante físico ou digital atestando que os documentos foram entregues pelo candidato.
As instituições de ensino têm até 12 de setembro para informar se o registro foi aprovado ou reprovado. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão da bolsa.
Segundo o edital, faculdades que optarem por realizar um processo seletivo próprio já deveriam ter comunicado previamente os candidatos. A cobrança de qualquer taxa para participar da seleção é proibida.
O Ministério da Educação (MEC) também alerta para golpes e reforça que tanto a inscrição quanto o processo de seleção do Prouni são totalmente gratuitos.
Bolsas e cursos mais concorridos
No segundo semestre de 2025, o Prouni oferece mais de 211 mil bolsas em cursos de graduação de 887 instituições privadas de ensino superior. Do total, 118 mil são integrais e 93 mil são parciais, que cobrem metade da mensalidade.
Entre os cursos com maior número de bolsas estão:
- Administração: 13.774 (9.275 integrais e 4.499 parciais)
- Direito: 13.152
- Pedagogia: 11.339
- Educação Física: 8.939
- Medicina: 1.159 (988 integrais e 171 parciais)
20 anos de Prouni
Criado em 2004, o programa federal completa 20 anos em 2025. Ao longo desse período, mais de 3,5 milhões de estudantes foram beneficiados, sendo 2,5 milhões com bolsas integrais. Atualmente, o Prouni atende mais de 632 mil estudantes em 1.851 instituições privadas de ensino superior em todo o país.
O programa tem como público-alvo estudantes sem diploma de nível superior e continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior privado no Brasil.
Deixe uma resposta