Para facilitar o processo, o levantamento será feito de maneira online, com um questionário, que já está pronto, e estará disponível no site da Prefeitura. “Para quem tiver dificuldade, nossas unidades da Assistência Social também estarão disponíveis para auxiliar neste processo”, antecipa Daniela, reiterando que o formulário está ainda sendo preparado. “Assim que tiver início este processo, daremos ampla divulgação, para que possamos saber, com a máxima precisão quantas PCDs temos em Sorriso, quais suas necessidades e anseios”.

Na semana passada, em alusão ao A unidade do Serviço Nacional do Emprego (Sine) de Sorriso que funciona no Ganha Tempo Central, disponibilizou atendimento especial para preenchimento de vagas de trabalho ofertadas a Pessoas com Deficiência (PCDs).

O Dia D de Inclusão de Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho foi realizado na sexta-feira (19 de setembro), e integra a estratégia nacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa fortalecer a inclusão produtiva da pessoa com deficiência, fomentando o cumprimento da Lei nº 8.213/1991, art. 93 (Lei de Cotas), e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

A ação contou com apoio direto da Prefeitura de Sorriso, do Senai, e participação das empresas Engedelta, Marombi, Nutribrás, Havan, DelMoro e DelNorte.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nacional em 21 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.

As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

Assessoria