Prefeitura de Sorriso intensifica fiscalização contra descarte irregular de resíduos
A Prefeitura de Sorriso está reforçando a fiscalização sobre o descarte irregular de resíduos em ecopontos e vias públicas. A ação, que faz parte do programa Vigia Mais, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, utiliza câmeras de monitoramento para identificar e punir quem descumprir as regras de descarte.
De acordo com a coordenadora do Eco Sorriso, Rawena de Oliveira, jogar lixo ou entulho em locais inadequados é considerado crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). O artigo 54 da legislação prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa trazer riscos à saúde humana.
Além das implicações criminais, o infrator pode receber uma multa de 30 VRFs, o equivalente a R$ 3.333,30, por praticar o chamado “descarte irregular de resíduos”. A fiscalização é realizada em conjunto com equipes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), vinculado à Secretaria da Cidade (Semcid).
“Todos os ecopontos recebem limpeza diária e são destinados exclusivamente ao descarte de recicláveis. Contamos com a colaboração da população para que esses espaços sejam usados de forma correta”, reforça Rawena.

Ecopontos e materiais permitidos
Atualmente, Sorriso conta com cinco ecopontos para o descarte adequado de materiais recicláveis. No entanto, restos de móveis, MDF, madeira e resíduos orgânicos não devem ser deixados nesses locais.
Os ecopontos aceitam plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens longa vida (tetra pak) e vidros — desde que limpos e sem restos de alimentos.
- Zona Leste: ao lado da Escola Municipal Flor do Amanhã e na Praça da Integração.
- Zona Oeste: próximo ao Centro de Tratamento Renal, no bairro Vila Romana, e na Avenida Noêmia Tonello Dalmolin.
- Zona Sul: em frente ao Centro de Eventos Ari José Riedi.
Coletas e destinação correta
O município também mantém três tipos de coleta:
- Coleta Seletiva: recolhe materiais recicláveis, como plástico, papel e metal, em sistema porta a porta, que já atende 80% dos bairros da cidade.
- Coleta de Resíduos Sólidos: feita a cada dois meses, recolhe entulhos, restos de jardinagem e eletrodomésticos inservíveis.
- Coleta de Lixo Doméstico: voltada aos resíduos orgânicos, destinados ao aterro sanitário.
Moradores que ainda não possuem os sacos de ráfia para a coleta seletiva podem solicitar pelo número (66) 99603-7730.
Sustentabilidade e reciclagem
Desde sua criação, em 2019, o Eco Sorriso vem ampliando suas ações voltadas à sustentabilidade. O programa mantém biodigestores em escolas municipais, transformando restos de merenda em biogás, e incentiva o projeto “Gabinete Lixo Zero”, que promove a separação de resíduos no Paço Municipal.
Sorriso também conta com 31 pontos de coleta de óleo de cozinha usado, distribuídos em escolas públicas e instituições parceiras, como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Associação Mãezinha do Céu.
Com o reforço na fiscalização e nas ações de conscientização, a Prefeitura espera reduzir o impacto ambiental e incentivar uma cultura de responsabilidade coletiva no manejo dos resíduos.
Por Nortão
Deixe uma resposta