REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS FONTE VGN.

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou nesta quarta-feira (18.09), a segunda fase da operação “Código Seguro”. A ação cumpriu um mandado de busca domiciliar na cidade de São Paulo (SP), tendo como alvo um homem de 35 anos, investigado por tentativas de acessos indevidos ao sistema de consultas da Polícia Civil de Mato Grosso, utilizando credenciais vazadas.

A operação contou com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) da Polícia Civil de São Paulo.

O mandado foi expedido pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com base nas investigações conduzidas pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado.

A investigação foi iniciada após a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações da Polícia Civil detectar atividades suspeitas nos logs de acesso ao sistema, indicando tentativas de invasão.

A primeira fase da operação ocorreu em 17 de julho de 2024, nas cidades de Francisco Alves (PR), Sobral e Fortaleza (CE).

Na ocasião, foram apreendidos dispositivos móveis, computadores, R$ 25 mil em espécie e outras mídias eletrônicas. Esses materiais estão sob análise, com autorização judicial, para a extração de dados que possam colaborar com as investigações.

A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, destacou a importância da operação para a segurança dos sistemas institucionais. “A operação Código Seguro é um marco na proteção dos dados da Polícia Civil e de outras instituições públicas. Continuaremos atuando com rigor para identificar e responsabilizar aqueles que tentam comprometer a integridade dos nossos sistemas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *