Fonte: Redação RBT NEWS com informações da PJC-MT

Nova estrutura abrigará a DHPP, Central de Ocorrências 24h, Segunda e Terceira Delegacias, e a Regional de Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso está se preparando para transferir quatro delegacias operacionais e uma administrativa em Cuiabá para um novo prédio com dependências mais amplas e modernas. A mudança está prevista para outubro e o novo edifício, localizado na Avenida Miguel Sutil, no bairro Areão, contará com uma área total construída de 3.621 metros quadrados.

A nova estrutura abrigará a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Central de Ocorrências (1ª Delegacia), a 2ª e a 3ª Delegacias, além da Delegacia Regional de Cuiabá. O prédio de cinco andares, sendo dois subterrâneos destinados à garagem e três pavimentos para as delegacias, também contará com uma sala multiuso com capacidade para 40 pessoas, destinada a coletivas de imprensa e reuniões.

Cerca de 200 servidores policiais atuarão no novo espaço, que deverá atender aproximadamente 10 mil pessoas por mês. O diretor metropolitano da Polícia Civil, delegado Wagner Bassi Junior, destacou que o novo planejamento é inovador na capital, pois reunirá cinco estruturas de delegacias em um mesmo local, otimizando equipes e atividades policiais. “É uma estrutura mais moderna, que trará mais conforto tanto para os servidores quanto para a população que será atendida no novo espaço”, afirmou.

As adaptações do prédio foram realizadas integralmente pelo locador, que entregará o espaço pronto para uso da Polícia Civil e garantirá a manutenção necessária, como pintura e reparos em possíveis vazamentos, conforme previsto no contrato.

Estruturas Policiais

Atualmente, a DHPP e a 1ª Delegacia funcionam em um prédio na Avenida Tenente Coronel Duarte, no Centro de Cuiabá. No entanto, o local não comporta adequadamente o volume de serviços e de pessoal das unidades policiais. A Central de Ocorrências 24 horas, vinculada à 1ª Delegacia, registra cerca de 5 mil boletins policiais mensalmente. A DHPP é responsável pela apuração de crimes contra a vida, incluindo homicídios dolosos, mortes a esclarecer, suicídios e desaparecimentos, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento.

A 2ª e a 3ª Delegacias estão atualmente situadas na região do Coxipó. A 2ª Delegacia lida com a apuração de delitos gerais não atendidos pelas unidades especializadas, enquanto a 3ª Delegacia é responsável pelos registros de Termos Circunstanciados de Ocorrência, que abrangem crimes de menor potencial ofensivo.

A Delegacia Regional, uma unidade administrativa, gerencia todas as unidades da Polícia Civil em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.

A transferência para o novo prédio visa a melhoria das condições de trabalho dos servidores e a qualidade do atendimento à população, refletindo um avanço significativo na infraestrutura das forças de segurança em Mato Grosso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *