Polícia Civil investiga secretário por indícios de fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação Prometheus, que investiga a suposta prática de crimes contra a administração pública no município de Juína. O principal alvo da ação é o secretário municipal de Infraestrutura.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil de Juína, apuram indícios de fraude em processos licitatórios, peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, entre outros crimes relacionados, que teriam sido cometidos ao longo da gestão do investigado à frente da pasta.
Durante a operação, os policiais civis cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. As ordens judiciais foram executadas na residência do secretário, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em um estabelecimento comercial de propriedade do investigado e em um sítio localizado no município de Castanheira (MT).
Segundo a Polícia Civil, o imóvel rural foi adquirido pelo investigado por um valor aproximado de R$ 2,2 milhões, montante que está sendo analisado no contexto das investigações sobre a origem dos recursos financeiros.
Além das possíveis infrações penais, os fatos apurados também podem configurar atos de improbidade administrativa, cuja apuração ficará a cargo dos órgãos competentes, conforme previsto na legislação vigente.
A operação foi coordenada pelos delegados Jean Andrade de Araújo, Marco Bortolotto Remuzzi e Robson Santiago Michels, com apoio de equipes da Polícia Civil.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram munições na residência do secretário. Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao investigado pelo crime de posse ilegal de munição de arma de fogo.
O secretário foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Juína, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Após os procedimentos, ele permaneceu à disposição da Justiça.




Deixe uma resposta