REDAÇÃO PORTAL RBT NWS FONTE SÓ NOTÍCIAS.

A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Athena, visando o cumprimento de 16 mandados de busca, sequestro de bens e afastamento de funções públicas relacionadas a um esquema criminoso na Empresa Cuiabana de Saúde Pública, da prefeitura de Cuiabá. A operação é parte de uma investigação que se arrasta desde 2021.

Os mandados foram autorizados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo) e estão sendo cumpridos na Capital e em Várzea Grande. As ações incluem buscas por equipamentos eletrônicos e documentos, além do sequestro de imóveis e veículos, e o bloqueio de bens e valores totalizando mais de R$ 3,95 milhões.

Cinco servidores públicos, incluindo o atual diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, tiveram suas funções suspensas. Além disso, foram impostas diversas medidas cautelares aos investigados, como a proibição de contato entre eles, acesso às dependências administrativas da saúde de Cuiabá, ausência da comarca sem autorização judicial e a entrega dos passaportes.

A operação também afetou uma empresa suspeita de envolvimento no esquema e seus representantes, que foram proibidos de celebrar novos contratos com entes públicos, especialmente com o município de Cuiabá. A Administração Municipal foi proibida de realizar novas contratações diretas sem licitação para serviços de instalação e configuração de CFTV, controle de acesso e locação de impressoras.

O cumprimento dos mandados contou com o apoio de equipes da Delegacia Fazendária, Delegacia Especializada do Meio Ambiente e Gerência de Combate ao Crime Organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *