FONTE: PJC REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.

 A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou uma operação de fiscalização em 30 endereços para investigar denúncias de maus-tratos a animais em Cuiabá e Várzea Grande, sem confirmação de abusos.

Na última quarta-feira (31.07) e quinta-feira (01.08), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), deflagrou a 7ª fase da Operação Sansão, focada em averiguar denúncias de maus-tratos a animais.

A operação, além de fiscalizatória, teve um caráter educativo, com a participação das equipes da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande. Os agentes deram orientações aos tutores sobre comportamentos que podem configurar crimes de maus-tratos.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, observou que muitas denúncias feitas não são de maus-tratos reais, mas de conflitos entre vizinhos. “Muitas vezes existe um conflito entre os vizinhos, envolvendo tutores dos animais e o denunciante, e este utiliza do fato dos cães ficarem latindo e incomodando. Então quando é feita a averiguação, constata-se que o animal não está sofrendo maus-tratos”, explicou a delegada.

A ação ressalta a importância de usar os canais oficiais de comunicação de forma responsável, assegurando que denúncias sejam feitas somente em casos reais de maus-tratos, para que as autoridades possam atuar de maneira eficiente e focada no bem-estar animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *