Por g1 MT

Uma plataforma tem ajudado a conectar médicos generalistas de Mato Grosso a especialistas em hanseníase. O objetivo do sistema online é ajudar os profissionais no diagnóstico de casos complexos da doença e funciona em nove municípios do estado.

As cidades foram previamente escolhidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) com base na quantidade de casos de hanseníase. São elas: Barra do GarçasGuarantã do NorteLucas do Rio VerdeJuaraSão José do Rio ClaroPontal do AraguaiaAlta FlorestaTangará da Serra e Cuiabá.

O médico que foi convidado para participar do projeto e tiver cadastro na plataforma, ao atender a um indivíduo com suspeita de hanseníase ou que se encontre em tratamento, ou ainda que tenha recebido alta estatística, mas que permaneçam em acompanhamento poderá acessar o sistema e inserir sua dúvida em formulários. Em até 72 horas, receberá a resposta do médico especialista.

Os profissionais que usam a plataforma atuam principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ferramenta, que garante sigilo nas informações dos pacientes, é homologada pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Para ser um consultor na plataforma, o médico deve comprovar a atuação na especialidade por pelo menos seis anos ou deter o título de especialista em hansenologia por no mínimo três anos.

O sistema DOCHansen foi desenvolvido pelo Instituto Aliança Contra Hanseníase (ALL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *