Operação Tolerância Zero apreende celulares, drogas e armas em unidades prisionais de Mato Grosso
Operação Tolerância Zero apreende celulares, drogas e armas em unidades prisionais de Mato Grosso
A Operação Tolerância Zero ao Crime Organizado, realizada nesta quinta-feira (5), apreendeu grande quantidade de materiais ilícitos em 41 unidades prisionais de Mato Grosso. A ação simultânea resultou na retirada de 170 celulares, 56 chips, carregadores, fones de ouvido, armas artesanais, 400 gramas de maconha e cocaína, além de 404 porções de droga embaladas para comercialização.
Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, 55 celulares foram apreendidos, a maior quantidade entre as unidades. Em Rondonópolis, na Mata Grande, foram encontrados 48 aparelhos, e na unidade Ahmenon Dantas, em Várzea Grande, outros 45. As três unidades abrigam juntas mais de 5.600 presos.
Durante a operação, um policial penal foi preso em flagrante ao tentar entrar na unidade onde trabalhava com 242 porções de drogas. Ele foi encaminhado à delegacia e está à disposição da Justiça.
Fortalecimento da segurança no sistema prisional
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, explicou que a operação é parte do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, que busca reforçar a segurança por meio de ações integradas. “Estamos atuando de forma intensa nas ruas, investigando crimes e fiscalizando permanentemente as unidades prisionais para garantir a segurança da população”, afirmou.
O delegado Vitor Hugo Bruzulato, secretário adjunto de Administração Penitenciária, informou que essas operações se tornarão frequentes e que os protocolos de segurança dentro dos presídios estão sendo revisados e aprimorados. Ele destacou que medidas criminais e administrativas estão sendo tomadas contra o policial penal preso, ressaltando que o caso se trata de uma conduta individual.
“É importante lembrar que o Sistema Penitenciário é composto por profissionais sérios e comprometidos, e qualquer desvio de conduta será punido individualmente”, afirmou Bruzulato.
A operação reforça o compromisso do estado com a segurança e o combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do VGN
Deixe uma resposta