×

Operação Gambino Desarticula Organização Envolvida no Furto de Cargas Agrícolas no Sul de Mato Grosso

Operação Gambino Desarticula Organização Envolvida no Furto de Cargas Agrícolas no Sul de Mato Grosso

Operação Gambino Desarticula Organização Envolvida no Furto de Cargas Agrícolas no Sul de Mato Grosso

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis deflagrou, na manhã desta segunda-feira (9), a Operação Gambino, voltada ao combate de uma organização criminosa especializada no furto de cargas agrícolas no sul de Mato Grosso. Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além de 11 bloqueios de contas bancárias.

O principal alvo, identificado como A.N.P., de 34 anos, já havia sido investigado na Operação Grãos de Areia, realizada há dois anos. Na ocasião, a polícia descobriu um esquema de furto, estelionato e fraude envolvendo cargas de soja e farelo de soja no terminal ferroviário da região, um dos maiores polos agrícolas do estado.

As investigações apontam que A.N.P. é um dos principais receptadores de cargas furtadas no sul do estado. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Rondonópolis.

Esquema de Furto e Participação Familiar

A investigação começou após o furto de quatro cargas, totalizando 214 toneladas de milho, em novembro de 2023, em uma fazenda em Rondonópolis. Os criminosos contaram com o auxílio de um classificador de grãos, que teria forjado ordens de serviço para permitir a entrada dos caminhões usados no crime.

A polícia também descobriu que parte da organização criminosa é composta por familiares do principal investigado, incluindo seu pai, irmão e esposa. Eles são suspeitos de utilizar empresas de transporte registradas em seus nomes para facilitar os crimes e realizar lavagem de dinheiro.

Em setembro de 2023, pai, filho e nora teriam usado caminhões das transportadoras da família para furtar cargas em uma fazenda no município de Guiratinga. Na ocasião, documentos falsos foram utilizados no esquema.

Das quatro carretas usadas no furto do milho, três estão registradas em nome de empresas ligadas à família de A.N.P.

Referência ao Nome da Operação

O nome “Gambino” faz alusão a uma das mais conhecidas famílias mafiosas de Nova Iorque, que atua em diversas atividades criminosas desde o início do século 20.

A Polícia Civil segue com as investigações para desarticular totalmente o grupo e responsabilizar os envolvidos.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do GD

Deixe uma resposta