Fonte:Redação RBT NEWS com informações da GD

Foi deflagrada nesta quinta-feira (25) a Operação Dolus Senex, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO/MT). A operação tem como alvo uma quadrilha que aplicava golpes em idosos, se passando por uma instituição financeira. Apenas uma das vítimas sofreu um prejuízo superior a R$ 550 mil. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão contra 8 membros da organização criminosa, que opera no Estado de Goiás e fez vítimas em Mato Grosso.

De acordo com o GAECO/MT, força-tarefa permanente composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, “Dolus Senex” é uma expressão em latim que significa “enganação ardilosa contra idosos”.

As ordens judiciais foram executadas nas cidades de Goiânia, Goianésia e Edealina. Durante a operação, foram apreendidos veículos de luxo, quantias expressivas em real e moeda chinesa, além de armas e munições. A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, por meio do Comando de Policiamento da Capital (ROTAM/GO) e do 7º BPM/GO (Tático), envolvendo um total de 80 profissionais.

A investigação revelou que os criminosos, fingindo ser empregados de uma instituição financeira, ofereciam crédito a idosos e, para liberar o suposto empréstimo, exigiam depósitos em contas criadas especificamente para a fraude. O prejuízo identificado para uma das vítimas foi de mais de R$ 550.000,00.

Os mandados judiciais foram expedidos pelo juiz do Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO), João Francisco de Almeida, atendendo a requerimento formulado pelo GAECO, por intermédio de seus promotores de Justiça e delegados de Polícia Judiciária Civil.

A quadrilha é acusada de estelionato contra idosos e lavagem de capitais, crimes praticados de forma organizada para beneficiar seus integrantes e associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *