“Não dá para colocar um policial ao lado de cada mulher”, diz Mauro Mendes ao defender prevenção contra feminicídios em MT

Nesta quinta-feira (16), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou os avanços do Estado nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, durante agenda pública com foco em ações preventivas. Ao apresentar dados sobre o impacto das medidas protetivas, Mendes também defendeu que o enfrentamento ao feminicídio passa por campanhas de conscientização, principalmente entre jovens.

“Não dá para colocar um policial andando ao lado de cada mulher, mas dá para fazer muitas campanhas. E é isso que o governo está fazendo. Investindo em todas as áreas, ampliando esses investimentos”, afirmou o governador.

De acordo com Mauro Mendes, Mato Grosso tem atualmente cerca de 14 mil medidas protetivas ativas. Destas, apenas duas mulheres foram vítimas de feminicídio após terem acionado os mecanismos de proteção do Estado. Em contrapartida, dos 39 feminicídios registrados este ano, 34 ocorreram com vítimas que nunca haviam feito denúncia ou pedido ajuda.

“Esses números mostram que, quando o Estado é acionado, há uma resposta efetiva. Mas ainda temos um desafio enorme que é fazer com que todas as mulheres conheçam e confiem nos mecanismos de proteção que existem”, ressaltou.

Educação, parcerias e dados transparentes

Durante o evento, o governador também falou sobre a importância de investir na educação e na atuação conjunta entre instituições. Segundo ele, o Estado firmou um protocolo de ações com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, ampliando a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Estamos aumentando nosso ritmo. Existem várias ações em andamento, todas serão reforçadas”, garantiu Mendes.

Ele também destacou a política de transparência nos dados adotada por Mato Grosso:

“Aqui nós registramos tudo. Nós não escondemos. A melhor forma de enfrentar o problema é torná-lo real e assumir de frente, mesmo quando os números não são bons.”

Clima de impunidade no país é preocupante, diz governador

Mauro Mendes também fez um alerta sobre o aumento da violência praticada por pessoas sem histórico criminal e a sensação de impunidade no país.

“Existe uma sensação de impunidade gigante. Tem gente que nunca cometeu um crime, nunca tomou uma multa, e de repente surta, resolve matar uma mulher ou um homem. Tem muitos crimes acontecendo dessa forma. Por isso, temos que investir cada vez mais em prevenção”, concluiu.

Deixe uma resposta