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Mofo, superlotação e estrutura danificada: defensoria cobra melhorias em centros para população em situação de rua em Cuiabá

Mofo, superlotação e estrutura danificada: defensoria cobra melhorias em centros para população em situação de rua em Cuiabá

A Defensoria Pública de Mato Grosso ingressou com uma ação civil pública (ACP) contra a Prefeitura de Cuiabá, exigindo melhorias urgentes na estrutura e no atendimento dos centros de atendimento a população em situação de rua, na capital. Consta no pedido a imposição de uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento das obrigações impostas.

No pedido, o órgão alega que, durante vistorias nos espaços no início deste ano, foram constatadas diversas irregularidades nos centros, como teto com mofo, banheiros em más condições de uso, portas quebradas e fechaduras danificadas (veja mais detalhes abaixo).

A ação pede ainda a apresentação de um plano emergencial de reestruturação e ampliação das unidades de acolhimento, no prazo de até 15 dias, que atendam adequadamente às pessoas em situação de rua, com cronograma de execução e conclusão obrigatória no prazo máximo de 90 dias.

Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que está atenta e atuante no acolhimento e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas em situação de rua na capital. Além disso, a Prefeitura disse que ainda não foi notificada oficialmente pelo Poder Judiciário.

Veja os principais problemas identificados e apontados pela Defensoria Pública:

📍 1. Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos – Bairro Porto (Inspeção em 31 de janeiro)

  • Teto com mofo
  • Portais quebrados
  • Banheiros em más condições (portas quebradas e fechaduras danificadas)
  • Ausência de manutenção estrutural e pintura
  • Quartos e banheiros deteriorados
  • Piscina coberta apenas com madeira, oferecendo risco à segurança
  • Ambiente considerado insalubre e desconfortável

 

📍 2. Casa de Albergue Governamental “Manoel Miraglia” – Bairro Borda da Chapada (Inspeção em 31 de janeiro)

  • Unidade necessita de reforma geral
  • Paredes gastas e com necessidade de pintura
  • Piso interno danificado
  • Superlotação nas acomodações
  • Banheiros e cozinha em condições precárias
  • Insuficiência de recursos humanos
  • Estrutura física incompatível com a demanda
  • Espaço inadequado para famílias

 

📍 3. Unidade de Acolhimento “Estrada da Guia” – Distrito da Guia, Rodovia MT-010 (Inspeção em 12 de maio)

  • Problemas de abastecimento de água
  • Abastecimento por caminhão pipa em dias alternados
  • Água se esgota no mesmo dia, deixando acolhidos sem acesso à água potável, banho, limpeza e preparo de alimentos
  • Vazamento expressivo em um dos banheiros
  • Banheiros sem portas
  • Máquina de lavar inoperante
  • Mofo em ambientes institucionais
  • Riscos à saúde e segurança devido à falta de manutenção básica
  • 📍 4. Associação Terapêutica Ambiental e Acolhimento Paraíso (ATAAP) (Inspeção em 12 de maio)

    • Problemas estruturais

     

    📍 5. Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Inspeção em 28 de abril)

    • Necessidade de fornecimento de alimentação em espaço adequado
    • Mofo nas paredes
    • Portas quebradas
    • Piso danificado
    • Condições inadequadas para atendimento

     

    Por G1 MT

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