Mercado de Milho em 2025: Expectativas de Produção e Preços Divergentes
Mercado de Milho em 2025: Expectativas de Produção e Preços Divergentes
O mercado de milho no Brasil e no exterior apresenta cenários distintos no início de 2025. No mercado interno brasileiro, os preços do cereal estão acima dos registrados no início de 2024, mas as cotações futuras indicam valores menores. Já na Bolsa de Chicago, os contratos de milho operam com preços mais baixos que no ano passado e não mostram sinais de recuperação para 2025.
Pesquisadores do Cepea explicam que, no Brasil, a expectativa de uma produção nacional superior à de 2024 pressiona os preços futuros para baixo. No cenário internacional, embora a oferta e a demanda doméstica dos Estados Unidos estejam estáveis, o país enfrenta um excedente considerável, o que aumenta a necessidade de exportações firmes, em um momento de incertezas políticas devido ao novo governo.
No Brasil, o aumento nas cotações do milho no segundo semestre de 2024 pode incentivar os agricultores a expandir a semeadura na segunda safra de 2025. A aceleração do cultivo de soja pode favorecer a plantação do milho no período ideal. A expectativa é de uma produção maior, acompanhada de um consumo doméstico recorde, impulsionado principalmente pelo setor de proteína animal e pela indústria de etanol de milho. No entanto, a possível diminuição das exportações pode resultar em um equilíbrio entre oferta e demanda, com vendas externas limitadas.
Globalmente, prevê-se uma redução na produção de milho, mas com aumento no consumo, o que pode reduzir a relação entre estoques e consumo e oferecer maior sustentação aos preços internacionais. Isso pode aumentar o interesse dos produtores brasileiros em negociar o cereal para o mercado externo.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Deixe uma resposta