fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do G1MT

Mato Grosso confirmou 11 casos de febre Oropouche, doença transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (2). Enquanto a Prefeitura de Cuiabá emitiu um comunicado afirmando não ter registros na capital, mas está em alerta sobre o risco de propagação da doença.

A localização das cidades onde os pacientes contaminados residem não foi divulgada. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) aguarda mais informações do Ministério da Saúde desde que os casos foram confirmados.

De acordo com o levantamento do Governo Federal, Mato Grosso registrou cinco casos confirmados em 19 de março, aumentando para 11 uma semana depois, um crescimento de 120% no estado.

A febre Oropouche tem dois ciclos de transmissão: o silvestre, onde animais como bichos-preguiça e macacos são portadores do vírus, e o urbano, onde os humanos são os principais portadores. Os sintomas da doença, semelhantes aos da dengue e da chikungunya, incluem dor de cabeça, muscular, nas articulações, náusea e diarreia. A propagação preocupa as autoridades de saúde, que estão atentas à situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *