×

Mato Grosso enfrenta aumento da violência com chegada de nova facção criminosa

Mato Grosso enfrenta aumento da violência com chegada de nova facção criminosa

Mato Grosso enfrenta aumento da violência com chegada de nova facção criminosa

A violência em Mato Grosso continua em alta, impulsionada pela disputa entre facções criminosas. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou a chegada da facção “Bonde dos 40” (B40) ao estado, agravando os conflitos entre organizações já estabelecidas.

Com essa nova presença, o estado agora abriga quatro grandes facções criminosas: Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC), Tropa do Castelar e o B40. Essas organizações disputam o controle do tráfico de drogas, extorsões e outras atividades ilícitas, principalmente em cidades como Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres.

Mato Grosso: rota estratégica para o narcotráfico

A localização do estado, que faz fronteira com a Bolívia e conta com diversas pistas clandestinas, torna Mato Grosso um ponto estratégico para o tráfico de drogas. As facções utilizam o território como rota para transportar entorpecentes da Bolívia e Peru para outras regiões do Brasil.

O levantamento apontou que 42 municípios de Mato Grosso estão sob influência de alguma facção criminosa. Em Cáceres e Sorriso, por exemplo, há a presença de três facções atuando simultaneamente, o que intensifica a violência e os conflitos.

Crescimento da violência

Em 2023, Mato Grosso registrou 1.159 mortes violentas intencionais, um aumento em relação aos anos anteriores. Esse crescimento está diretamente ligado à disputa entre as facções pelo controle de territórios e rotas do tráfico.

Os impactos dessa disputa são sentidos diretamente pela população, que enfrenta uma crescente sensação de insegurança, aumento do medo e prejuízos na qualidade de vida em diversas comunidades.

Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT

Deixe uma resposta