Portal RBT News

Notícias de Sorriso e região com o foco na política e nos debates mais importantes da cidade.

Notícias de MT

Mato Grosso Descartou Mais de 427 Mil Doses de Vacinas Contra a Covid-19 Desde o Início da Imunização

REDAÇÃO PORTAL RBT NEWS.

Desde o início da imunização contra a Covid-19, em 2021, Mato Grosso já descartou 427.515 doses de vacinas. Neste ano, 17.540 doses foram jogadas fora devido ao vencimento. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Enquanto isso, a população enfrenta a falta do imunizante nos postos de saúde, com uma cobertura vacinal ainda baixa: apenas 72,7% das pessoas completaram o esquema monovalente de duas doses, 11,9% completaram quatro doses e apenas 10% receberam a vacina bivalente.

De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso apresenta a menor cobertura vacinal do país para a vacina bivalente e está entre os oito estados com a menor cobertura para a vacina monovalente, não alcançando nem 80% de imunização. O estado ocupa a 5ª posição entre os que têm as piores coberturas.

No cenário nacional, apenas 21,6% da população foi imunizada com a vacina bivalente, enquanto a cobertura da vacina monovalente chega a 85,9% no esquema de duas doses e 19,2% nas quatro doses. A virologista Ana Claudia Trettel explica que o alto número de vacinas vencidas e a baixa cobertura vacinal no estado são atribuídos a problemas logísticos iniciais, além da disseminação de fake news, falta de adesão às campanhas de imunização e uma forte propaganda antivacina que se intensificou durante a pandemia.

A virologista ressalta que, no início da imunização, apesar da compra e distribuição das vacinas, havia uma forte campanha contra elas, amplificada por desinformações. Essa situação ainda gera reflexos atualmente.

“Temos ainda um movimento antivacina significativo”, afirma Trettel. Nos postos de saúde, onde o imunizante está em falta há algumas semanas, os funcionários confirmam que a demanda é baixa e concentra-se principalmente entre o público idoso. “Aqui mesmo, quando há procura, a maioria das pessoas tem 60 anos ou mais”, comenta a enfermeira Marta Cruz, do posto de saúde do bairro Leblon, em Cuiabá.

A SES informou que todas as doses descartadas eram válidas, mas com prazos curtos para utilização. A secretaria ainda ressalta que não há doses disponíveis na Rede de Frios do Estado e aguarda a chegada de novas remessas que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde.

FONTE GAZETA.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *