Mato Grosso Avança com Biometria Infantil para Identificação de Crianças
Mato Grosso Avança com Biometria Infantil para Identificação de Crianças
Mato Grosso implementou a plataforma INFANT.ID, uma tecnologia de biometria infantil desenvolvida no Brasil, que já cadastrou mais de 10 mil crianças de 0 a 5 anos no sistema de identificação civil do estado.
O diferencial do INFANT.ID está na captura de digitais em alta definição, possibilitando o registro de crianças desde os primeiros meses de vida. O sistema utiliza scanners certificados internacionalmente, incluindo homologação pelo FBI, o que garante alta precisão e segurança na identificação.
Expansão do Atendimento
A iniciativa começou em 2021, no Espaço de Identificação Civil da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e atualmente está disponível em dez postos de atendimento pelo estado. Desde então, o projeto ampliou o alcance dos serviços de identificação civil, atendendo em média 500 crianças por mês.
Antes, sistemas tradicionais tinham dificuldade em registrar as digitais de crianças pequenas. Com a nova tecnologia, é possível emitir documentos com foto para os menores, uma exigência de órgãos como o INSS para o acesso a benefícios sociais.
Inclusão e Segurança
O INFANT.ID opera em conformidade com padrões internacionais e está integrado a sistemas de registro civil globais. Além de Mato Grosso, a tecnologia já é utilizada em outros seis estados brasileiros, consolidando-se como uma referência em inclusão cidadã e proteção infantil.
A implementação da plataforma representa um avanço significativo para garantir a cidadania das crianças desde os primeiros anos de vida, promovendo a inclusão e a segurança em todo o estado.
Fonte: Yan Rocha/RBT News com informações do CenarioMT
Deixe uma resposta