×

Marketeiro de Água Boa perde visão após beber uísque com metanol; ‘Não vê nada’, diz irmã

Marketeiro de Água Boa perde visão após beber uísque com metanol; ‘Não vê nada’, diz irmã

Um profissional de marketing de 27 anos, morador do município de Água Boa (MT), perdeu a visão após ser intoxicado por metanol devido ao consumo de bebida alcoólica adulterada, na semana passada, segundo a família. O paciente está internado no Instituto de Neurologia de Goiânia (GO) desde segunda-feira (20) para tratamento com o antídoto fomepizol.

Segundo a irmã do paciente, Iara Thomae, ele começou a passar mal no último dia 16 e no mesmo dia procurou o Hospital Regional de Água Boa. Ela contou que o irmão havia consumido, na noite anterior, uma garrafa de uísque, comprada em um estabelecimento comercial do município.

Investigação

A Polícia Civil apura as circunstâncias da intoxicação. Segundo Iara, a garrafa da bebida consumida pelo irmão deve ser recolhida ainda nesta quarta-feira (22) para análise pericial. Um boletim de ocorrência também será registrado hoje.

“O caso do meu irmão é o primeiro confirmado em Goiânia. Os médicos ainda estão reunindo exames e trocando informações com especialistas de São Paulo”, afirmou.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que investiga um caso suspeito de intoxicação por metanol em Água Boa e que o paciente recebeu atendimento inicial no município e, após solicitar alta, foi levado pela família para Goiânia, onde permanece internado e em tratamento.

“A SES informa que realiza o monitoramento do caso e as ações necessárias para a investigação. No momento, a Secretaria aguarda o resultado dos exames laboratoriais. A Secretaria orienta que quem ingerir bebida alcoólica de origem desconhecida e apresentar tontura, dor de cabeça, náusea ou alterações visuais deve procurar imediatamente uma unidade de saúde”, diz trecho do documento.

A Secretária do Estado de Goiás também foi procurada pelo Primeira Página, mas não obteve retorno.

Além disso, a Polícia Civil deflagrou uma operação nesta quarta-feira (22) em Água Boa. Na ação, os policiais apreenderam um dos frascos da bebida suspeita de contaminação.

Casos
Em Várzea Grande, um paciente deu entrada na semana passada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após apresentar sintomas de intoxicação. Ele não apresentou melhoras e precisou ser transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá, onde permanece internado.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o paciente recebeu nessa segunda-feira a 2ª dose de fomepizol, visto que, os sintomas ainda estavam se manifestando, como visão turva.

Tratamento
Mato Grosso recebeu 28 ampolas do antídoto Fomepizol para o tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. Apesar da capital ter recebido, o antídoto é para ser usado na medicação de pacientes de todo o estado.

Por Primeira Página

Deixe uma resposta