Mais de 300 candidatos aprovados em concurso da Polícia Civil são nomeados após 20 dias de atraso na convocação
Mais de 300 candidatos aprovados em concurso da Polícia Civil são nomeados após 20 dias de atraso na convocação
De acordo com o governo, os novos profissionais vão contribuir, especialmente, em regiões onde há maior déficit.
Por g1 MT
Mais de 300 aprovados são nomeados em concurso da Polícia Civil em MT — Foto: Seplag-MT
Mais de 300 candidatos aprovados em um concurso da Polícia Civil foram nomeados, nesta quarta-feira (7), após 20 dias de atraso na convocação. A nomeação foi publicada no Diário Oficial para os cargos de escrivão, investigador de polícia e delegado substituto.
Foram nomeados 180 novos investigadores e 120 aprovados para o cargo de escrivão que participaram do concurso realizado no ano passado. Já o certame para o cargo de delegado substituto foi realizado em 2018 e foram nomeados 15 profissionais.
Esses novos profissionais vão contribuir, especialmente, em regiões onde há maior déficit.
A princípio, no cronograma divulgado pelo governador Mauro Mendes (União) em abril, a data prevista para a nomeação dos aprovados seria realizada no dia 18 de maio e a posse no dia 16 deste mês. No entanto, com o atraso, os nomeados têm até o dia 27 deste mês para providenciarem os documentos, exames e declarações necessários para a posse, que acontece dia 30.
Logo após a posse, eles iniciam curso de formação técnico-profissional na Academia de Polícia Civil (Acadepol), que tem duração de cinco meses. O candidato que não se apresentar dentro do prazo conforme as regras estabelecidas pelo edital será considerado desistente.
Confira a lista dos aprovados no Diário Oficial.
O concurso
Em 2022, o governo se comprometeu em nomear 1,2 mil aprovados ainda naquele ano. Porém, o certame foi judicializado, o que impactou no cronograma original.
No fim de março foi anunciada a primeira convocação, com 980 profissionais. Entretanto, não agradou aos aprovados, que exigiam um maior número de convocados e a apresentação de cronograma de novas nomeações.
O assunto foi pauta na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) onde os aprovados em vários concursos da Segurança Pública tiveram uma audiência pública. Segundo os servidores, o número de aprovados é insuficiente e não houve nenhuma convocação para a polícia penal e para o socioeducativo.